Radialistas ganham sessão especial na Câmara ilheense

valeriomagalhaes@uol.com.br

Pense:

“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios.” (Charles Chaplin)

 

Radialistas ganham sessão

especial na Câmara ilheense   

Os radialistas ilheenses foram homenageados com uma sessão especial na Câmara de Vereadores, no último dia 7, data comemorativa da categoria, por iniciativa do vereador Marcos Flávio Rhem. Na oportunidade, foram concedidos títulos de Sócio Honorário do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus a várias personalidades, contando com uma grande presença de profissionais do rádio da cidade. 

Estiveram presentes também os vereadores Jailson Nascimento, Gurita, Tarcísio Paixão, Alisson Mendonça, Bel do Vilela e Alcides Kruschewsky, além dos recém-eleitos Raimundo do Basílio e Roque do Sesp. A sessão foi conduzida pelo presidente do Sindicato, Elias Reis, que, assim como os vereadores, enalteceu o trabalho de comunicação prestado pelos radialistas.

O diretor da Morena FM, Marcel Leal, fez uma breve exposição sobre a importância do rádio como veículo tradicional de integração comunitária. Ao final, foram agraciados com o título de Sócio Honorário do Stert o vereador Gurita, o diretor da Faculdade de Ilhéus, Almir Milanesi, a diretora do Diário de Ilhéus, Damiana Gomes, o jornalista Everaldo Valadares, o bancário Paulo Góis, o servidor da Câmara, Paulo Leal, e o jornalista e advogado Alberto Barreto.

Posse de Neusa Nascimento na

Academia de Letras de Ilhéus

A juíza Neusa Nascimento tomou posse na Academia de Letras de Ilhéus no dia 5 de novembro, Dia Nacional da Cultura, em sessão solene presidida pelo acadêmico Arléo Barbosa, na cadeira cujo patrono é o Marquês de Paranaguá. Muitos membros da Academia prestigiaram a posse da ex-esposa de Ariston Cardoso, ex-presidente da Casa e ex-prefeito de Ilhéus.

 

Antes da posse, o acadêmico Pawlo Cidade saudou o ilustre baiano Rui Barbosa devido ao transcurso do Dia da Cultura. Coube ao vice-presidente Josevandro Nascimento fazer a saudação à nova imortal, com um pronunciamento que ressaltou a trajetória da carreira jurídica de Neusa Nascimento, que serviu ao Direito e à justiça em Ilhéus por quase 20 anos.

 

Estiveram na posse o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, a procuradora baiana Sônia Cristina, o vice-prefeito eleito Carlos Carvalho, representantes da Capitania dos Portos e da 18ª Circunscrição do Serviço Militar (CSM), operadores do Direito e intelectuais. Ao agradecer a receptividade da Academia, Neusa nominou a maioria dos membros. O presidente Arléo lembrou que quando a Academia não tinha sede, Neusa promovia o chá em sua residência, na Conquista, ao lado de Ariston Cardoso.

 

ALITA no Terreiro Ilê Axé Ijexá

 

A Academia de Letras de Itabuna (ALITA), em parceria com o terreiro Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, promove homenagem ao Dia da Consciência Negra, com o evento cultural Códigos da Pele, na sede do terreiro do babalorixá Rui Povoas, no próximo domingo, 18 de novembro, às 16 horas. O evento será aberto pela presidente em exercício da Academia, Sônia Maron, seguido da comunicação “Literatura oral nos terreiros: consciência e resistência”, com o professor Rui Povoas.

 

A ex-reitora da Uneb, Ivete Sacramento, fará também a comunicação “Literatura e consciência negra no Brasil”. Haverá também  apresentação da Banda Café com Leite, de teatro com Jorge Batista e recitais com o Grupo Vozes, Grupo Trilhas Teatrais e Olívia Lisboa, Banda Manzuá e Daniela Galdino. A idéia é cultivar formas de interação entre o universo das Letras e os espaços afros de resistência.